Tópicos

O que trazer

É altamente recomendável que os participantes possuam câmera fotográfica DSLR.

Infos

Workshop [15 horas]
Envie o formulário de inscrição para ser avisado sobre próximas turmas
09h às 18h [sábado]
09 às 17h30 [domingo]
2x R$ 337,50

Descrição

Neste curso será abordado um breve histórico da fotografia de cena no Brasil, os profissionais de artes cênicas e suas diferentes necessidades,  o fotógrafo de artes cênicas e suas possibilidades de atuação. Espaços cênicos: o teatro tradicional, os espaços alternativos e os espetáculos de rua. As artes: teatro, dança, bonecos e circo. A postura profissional: o fotógrafo, o artista e o publico, os principais equipamentos utilizados, a adequação técnica a cada espaço, espetáculo ou situação proposta, fluxo de trabalho e tratamento de imagens, e as bases para a construção de um orçamento de fotografia de cena.

Aula prática: ensaio geral ou apresentação cênica (a definir)

Pré-­requisitos:

Interesse por artes cênicas e domínio da operação das câmeras fotográficas em modo manual.

Observações sobre a aula prática:

1. A aula prática será definida pelo professor e poderá acontecer em local diferente daquele onde será realizado o curso.

2. O participante do workshop deverá estar ciente que a contrapartida oferecida à companhia ou artista que se apresentar na aula prática é a concessão de licença de uso aos mesmos de uma a cinco fotos da aula por participante, editadas por estes e enviadas à companhia em arquivos JPG no tamanho aproximado de 16x24cm/300ppi.

3. A companhia/ artista liberará seus direitos de imagem para que os participantes utilizem as fotografias selecionadas em seus portfólios ou outras aplicações de fins não comerciais.

4. Visando o maior aproveitamento da carga horária do curso, o material produzido na aula prática será analisado pelo professor e os comentários serão enviados nos primeiros dias após as aulas presenciais, de forma pública ou privada, através de e‐mail particular, grupo de discussão, grupo fechado em rede social ou qualquer outro formato definido entre os participantes de forma a melhor atendê‐los.

Foto: Guto Muniz

 

 

Inscrição

Guto Muniz

Guto Muniz nasceu no ano de 1966, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Formado em  Publicidade pela PUC Minas, pós-­‐graduado em Marketing pela FUMEC, professor universitário, Guto é fotógrafo profissional, especializado na cobertura de eventos culturais.  Guto descobriu o teatro e a fotografia na faculdade, através de disciplinas cursadas no início do seu curso superior. A paixão despertada pelas duas artes foi imediata e ele conseguiu uni-­‐las através da fotografia de cena.  Em quase três décadas de carreira, iniciada em 1987, esteve à frente da cobertura de alguns dos mais importantes eventos das artes cênicas mineiras, dentre os quais destacam-­‐se o FIT BH, Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo  Horizonte, Festival Mundial de Circo do Brasil, Festival de Arte Negra, Festival 1, 2 na Dança, Horizontes Urbanos, ECUM – Encontro Mundial das Artes Cênicas.  É ainda responsável pela cobertura de algumas das mais consagradas companhias de seu estado, como o Grupo Galpão, Grupo de Dança 1º Ato, Mimulus Cia de Dança, dentre diversos outros.  Seu acervo conta com mais de mil espetáculos de companhias do Brasil e de todos os continentes. Grande parte deste acervo encontra-­‐se disponível para consulta no endereço http://www.focoincena.com.br. É membro da RCPFB -­‐ Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil e integrante da diretoria nacional da Associação de Fotógrafos Fototech.

Compartilhe isso: