Tópicos

• A fotografia como meio de reprodução de imagens, desde as capturas mais rudimentares, hoje conhecidas como processos históricos, até o desenvolvimento da tecnologia digital e suas diferentes aplicações.
• A história de um meio que se tornou popular, contada através de seus grandes personagens, como Fox Talbot, inventor do “negativo”, Oscar Barnack, criador da primeira câmera 35mm, Roger Fenton, um dos primeiros fotojornalistas; até os criadores contemporâneos como Thomas Ruff e Andreas Gusrky.
• Um percurso através dos mais criativos personagens como Julia Margaret Cameron, August Sander, Richard Avedon, Irving Penn, Annie Leibovitz, Vic Muniz, Sebastião Salgado, Cindy Sherman, entre outros, que ajudaram a construir tanto a fotografia documental quando a fotografia hoje conhecida como Fine Art.
• A evolução da indústria fotográfica, desde a “camera obscura” até os mais avançados gadgets a disposição também tem seus percursos narrados, através da análise sobre o seu desenvolvimento técnico, onde o aluno vai conhecer desde os princípios fotográficos mais antigos, seus equipamentos, até o funcionamento das mais recentes câmeras encontradas no mercado.
• Em paralelo com a evolução criativa, o desenvolvimento técnico do aparatos, as narrativas se estendem para a construção de um imaginário fotográfico de diferentes tendências e estilos, o surgimento dos grandes players do gênero, e a expansão da imagem fotográfica como forma de arte reconhecida, bem como a interação dos grandes artistas com o meio.
• O mapeamento dos grande movimentos da arte fotográfica, ao reconhecimento dos grandes nomes contemporâneos, também nos levará a um percurso criado por diversos fotógrafos seminais ao longo de quase 200 anos da história da fotografia. Como estes grandes personagens pavimentaram o caminho daqueles que hoje cultuamos como os grandes mestres da fotografia, e a compreensão mais profunda de um meio tanto documental como artístico.

O que trazer

Infos

Workshop [15 horas]
Envie o formulário de inscrição para ser avisado sobre próximas turmas
19h às 22h [sexta-feira]
10h às 17h [sábado e domingo]
2x R$ 337.50

Descrição

Um vasto panorama desde a ideia da câmera obscura, o desenvolvimento técnico da fotografia, os pioneiros da história e nossos contemporâneos. Da  pequena imagem doméstica até as grandes mostras internacionais, e a compreensão de um meio ao mesmo tempo documental e artístico.

Foto: Aleksandr Ródtchenko 1934.

Inscrição

Juan Esteves

Juan Esteves trabalha com fotografia desde 1985. Foi fotojornalista e editor da Folha de S.Paulo, onde escreveu para a Ilustrada. Colunista crítico das revistas Iris Foto, Select, Fotosite e articulista da revista Fotografe Melhor. Foi professor no Centro de Comunicação e Artes do Senac e na Universidade Anhembi Morumbi. É autor de 5 livros autorais e paricipa em mais de 250 publicações em diferentes países. Tem suas imagens nas principais coleções, como MASP, MAM-­‐ SP, MAM-­‐RJ, MAC-­‐USP, Pinacoteca, Itau, IMS, e já expôs em mais de 170 mostras em paises como França, Alemanha, Japão, Estados Unidos, Holanda, entre outros.

Compartilhe isso: