Tópicos

Aula 01
-Apresentação do curso
– Apresentação dos alunos
– “Estruturas da imagem expandida: contexto, ordem, justaposição, símbolos e fluxo, no interior do grupo, da série e da sequência.”

Aula 02
– exercício 1 – objeto sequencial: contexto, justaposição e metáfora
 exercício 2 – objeto serial: contexto, ordem e relações imagem/palavra

Aula 3
– exercício 3 – fragmentos e memória no codex
– Apresentação e discussão dos projetos em desenvolvimento trazidos pelos alunos
– Fechamento do curso

O que trazer

  • um livro de poesia que goste
  • um retrato de si mesmo (não necessariamente auto-retrato) em formato digital
  • 60 a 80 imagens em formato digital que te chamam atenção e que não tenham necessariamente relação entre si (podem ser próprias ou apropriadas)
  • um projeto fotográfico em desenvolvimento -impresso – que queira apresentar e discutir (opcional)

laptop (opcional)

Infos

Workshop [15h]
10, 11 e 12 de março 
19h às 22h [sexta-feira]
10h às 17h [sábado e domingo]
2x R$325,00

Descrição

A expansão da noção de quadro na fotografia a partir da década de 70 veio associada a intensas experimentações do livro como suporte e objeto no campo das artes visuais. Assim como o sequenciamento das imagens, a apropriação consciente do livro é fundamental quando se intenciona utiliza-lo como elemento da construção do discurso.

A partir de exercícios práticos e intuitivos, o curso irá estimular o aluno a pesquisar formas de articulação visual imagem/imagem e imagem/texto em diferentes suportes físicos, experimentando de que forma cada um deles condiciona as relações entre as imagens. Serão explorados elementos como o espaço da página, relações entre páginas, tipos de amarração e a manipulação física do objeto.

Ao final do curso o aluno terá produzido e editado alguns bonecos experimentais de livro visuais.

Inscrição

Inês Bonduki

Inês Bonduki é fotógrafa, editora e pesquisadora. Arquiteta-urbanista pela FAU-USP e mestre em Artes Visuais pela ECA-USP [2015], onde integra o Grupo de Pesquisa em Impressão Fotográfica. Em 2015, foi artista e pesquisadora residente na Visual Studies Workshop, em Rochester [NY], onde realizou pesquisa sobre sequência visual no suporte do livro de artista a partir do trabalho de Nathan Lyons.

Foi Editora de Fotografia da Revista São Paulo – Folha de SP (2012 -jul 2013), para onde colabora regularmente ilustrando a coluna do jornalista Raul Juste Lores, e assistente do fotógrafo Gal Oppido (2011). Tem fotografias publicadas em livros e periódicos nacionais e internacionais. Seu trabalho Linha Vermelha foi contemplado com o Prêmio Foto em Pauta 2016 e recebeu 3o lugar no Prêmio Conrado Wessel 2015.

Vive e trabalha em São Paulo.

Compartilhe isso: