Tópicos

– O diálogo entre a fotografia, o cinema e a pesquisa metodológica;

– Do cinema a fotografia: Flaherty a Malinowski, Mead e Bateson, Rouch e MacDougall;

– O lugar da imagem na pesquisa antropológica;

– A magia da imagem;

– Repensando a imagem;

– Leituras para discussões e reflexões;

– Projeto imagético.

O que trazer

Camera fotográfica digital ou analogica e notebook.

Infos

Workshop [12 horas]
29 e 30 de agosto
10h às 17h [sábado e domingo]
2x R$ 290,00

Descrição

O Workshop destina-se a oferecer as ferramentas necessárias para a apreensão e utilização da imagem, seja fixa ou em movimento, como instrumento de investigação, em áreas como a antropologia, sociologia, fotografia e filme documentais, dentre outros campos do conhecimento.

O curso ainda contará com um dia de prática, onde o aluno fará uma exploração visual baseado na teoria aprendida durante o curso. Após a prática, os alunos se encontram novamente para exporem e discutir os trabalhos apresentados.

Fotos: Joseane Daher

Inscrição

Joseane Daher

Joseane Daher é mestre em Antropologia Social pela UFPR, Universidade Federal do Paraná e coorientação em Antropologia Visual na USP – LISA – Universidade de São Paulo – Laboratório de Imagem e Som em Antropologia. Foi assistente do fotógrafo Michel Tcherevkoff , de efeitos especiais em NYC/EUA, também trabalhou como fotojornalista para a Associated Press – AP, ONU e AMNH – Museu Americano de História Natural de NY, nos EUA. Foi reporter fotográfico do jornal Gazeta do Povo, participou de expedições fotográficas nas aldeias indígenas dos povos Xavante de Pimentel Barbosa, no Rio das Mortes, no Mato Grosso do Sul e dos povos Kaxinawá do Rio Jordão, no Acre, fronteira com o Perú. Colaborou em inúmeros livros e publicações, além de prêmios recebidos. Algumas de suas imagens fazem parte da coleção de Joaquim Paiva. Desde 2009, idealizou e coordena o curso de pós-graduação Fotografia e Imagem em Movimento, na UP-Universidade Positivo, em Curitiba.

Compartilhe isso: