Tópicos

Aula 01 – Panorama histórico do surgimento da fotografia e rupturas promovidas pelos fotógrafos-artistas da época que tinham por objetivo proporcionar autonomia à linguagem fotográfica.

Aula 02 – A noção de fotografia expandida como um segmento de produção artística decorrente das rupturas provocadas por fotógrafos-artistas em sua busca por emancipar a fotografia enquanto linguagem artística.

Aula 03 – Os aspectos socioculturais associados às inovações tecnológicas que repercutirão no conceito de hibridismo e que propiciam novas perspectivas de produção no campo das artes e, particularmente, no âmbito da fotografia.

Aula 04 – A repercussão do surgimento da internet provocando remediações e ressignificações no campo da fotografia, instituindo novas perspectivas e inovações nesta linguagem.

Aula 05 – Instalação fotográfica enquanto forma de produção artística que congrega fotografia e outras linguagens.

O que trazer

Lápis, caneta, caderno ou notebook.

Infos

Curso [15 horas]
9, 16, 23 e 30 de novembro
7 de dezembro
19:00 às 22:00 [quarta-feira]
2x R$300,00

Descrição

Quando pensamos em hibridismo consideramos que diferentes mídias, como por exemplo, fotografia, vídeo, cinema, deixam de ter suas especificidades enfatizadas para se inter-relacionarem e, assim, darem origem a uma nova forma de manifestação artística.

Nossa intenção aqui é refletir sobre a fotografia sob o viés destas relações de hibridismo, pois consideramos este como um enfoque que nos permitirá melhor entender a produção fotográfica contemporânea.

Inscrição

Patricia Alessandri

Graduada em Comunicação Social pela Escola Superior de Marketing em 1993.

Em 2004 concluiu dissertação de mestrado na PUC-SP sob orientação do Prof. Dr. Arlindo R. Machado, com o tema: Fotografia Expandida: dois exemplos brasileiros. Importantes inovações no campo da fotografia contemporânea foram discutidas nesta reflexão.

Em 2012 concluiu tese de doutorado, também sob orientação do Prof. Dr. Arlindo R. Machado na PUC-SP, onde propôs uma reflexão sobre a questão do hibridismo no campo das artes visuais contemporânea a partir da fotografia.

Tais experiências acadêmicas vem contribuindo para sua formação como pesquisadora que atua no campo das comunicações e das artes, portanto das relações entre-linguagens, que tão bem evidenciam as características da sociedade contemporânea.

Atualmente trabalha como docente ministrando a disciplina Fotografia em curso de licenciatura em Artes Plásticas e Fotografia e Vídeo: perspectivas contemporâneas em curso de pós-graduação lato sensu.

 

Compartilhe isso: