Tópicos

O que trazer

material de anotação e seus respectivos portfólios (em qualquer mídia).

Infos

Workshop [6h]
25 de agosto
10h00 às 13h00
19h00 às 22h00 [sexta-feira]
Módulo I  1x 250,00

Descrição

Módulo I – Programa FestFoto de orientação de carreira com base em participação em Plataformas Internacionais de Leituras de Portfólio.

O programa se divide em dois módulos:

Módulo I  – Na primeira criamos um protocolo de preparação de portfólios com análises das principais plataformas de leituras, orientação sobre apresentação de portfólio, calendário e característica dos eventos nacionais e internacionais; preparação para enfrentar a maratona e lidar com opiniões muito distintas; o que buscar de cada leitor e as características de cada plataforma; cases de autores, apresentação das leituras do FestFoto Porto Alegre e itens básicos para um planejamento de orçamento necessário para participar das leituras. Nosso protocolo diferencia portfólio para orientação de carreira, de portfólio para vender obra ou conseguir visibilidade, criando estratégias distintas para níveis diferentes de carreiras.

Convidados: Eugênio Sávio (Festival de Fotografia de Tiradentes), Fernanda Feitosa (SP-Arte) e Iatã Cannabrava (Estúdio Madalena).

Módulo II  –  Na segunda etapa, em um segundo momento combinado em uma agenda específica, serão criados grupos com os fotógrafos e artistas interessados em participar das plataformas de leituras internacionais e do FestFoto. Para cada grupo será montado um cronograma para refinamento e finalização dos portfólios, preparação de toda estrutura necessária para a viagem, inscrição nas leituras, acompanhamento presencial e análises diárias durante a realização das leituras e plano individual de análise de oportunidades em eventos de leituras. O FestFoto tem parceria com os festivais de Buenos Aires e de Houston, com pacotes específicos para cada plataforma.

Público alvo: Fotógrafos frequentadores de festivais ou não que estão querendo entrar no circuito de Plataformas Internacionais de Leituras de Portfólio.

regua festfoto_corte

Inscrição

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho, 60 anos, é carioca e trabalhou como free-lancer para as principais revistas e jornais brasileiros entre eles: O Globo, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, revistas IstoÉ, Veja, Senhor e Marie Claire e publicações estrangeiras como Time e Newsweek (USA), jornais The Baltimore Sun (USA), The Christian Science Monitor (USA), Washington Post (USA), Volkswagen Environmental Report 2001/2002 (Alemanha), NACLA/Report on the Americas (USA) e Onze Wereld / Forum Social Mundial/Porto Alegre/Jan 2003.

-Coordenador geral do FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre – edições 2007 a  2016.
-Membro convidado do Júri do PhotoVisa 2015, do Festival PhotoVisa de Krasnodar/Russia.
-Coordenador e produtor local da exposição Gênesis, de Sebastião Salgado, com curadoria de Lelia Wanick Salgado / março de 2014 na Usina do Gasômetro em Porto Alegre.
-Coordenador e produtor da exposição “A Força do Tempo”, do fotografo gaúcho Ricardo Chaves, na Galeria Xico Stockinger, no MAC/RS na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre em junho de 2014.
-Coordenador e produtor da exposição VI VER, da fotógrafa paulista Nair Benedicto, no Memorial do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, em outubro de 2012.
-Coordenador e produtor da exposição “A Fotografia de Luiz Carlos Felizardo”, no Santander Cultural em Porto Alegre, em abril de 2011.
-Coordenador e produtor local da exposição “Marc Riboud”, no Santander Cultural de Porto Alegre, com parceria com a Aliança Francesa do Rio de Janeiro, em abril de 2011.
-Coordenador e produtor local da exposição “Thomas Farkas”, no Santander Cultural de Porto Alegre, em parceria com o Instituto Moreira Salles, em abril de 2010.
-Coordenador e produtor da exposição “Fotografia Gaúcha Contemporânea – Novos Olhares”, com curadoria de Jacqueline Joner, no Santander Cultural de Porto Alegre em abril de 2010.
-Produtor local da mostra Pirelli/Masp 2005 no Margs – Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
-Vice-presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil – RPCFB;
-Sócio-diretor da Brasil Imagem – Produção Cultural em Fotografia
-Membro da CNIC – Comissão Nacional de Incentivo à Cultura/MinC – Biênio 2013/2014 e reconduzido para o biênio 2015/2016.
-Editor da revista eletrônica OF magazine, editada em inglês para o público internacional sobre a fotografia brasileira contemporânea;
-Editor e produtor dos seguintes livros de fotografia: “A Fotografia de Luiz Carlos Felizardo”- Obra do fotógrafo gaúcho – Porto Alegre/2011 – Editora Brasil Imagem “VI VER” , uma antologia da obra da fotógrafa paulista Nair Benedicto – Porto Alegre/2012 – Editora Brasil Imagem “Banda Oriental”, de Luiz Abreu – E-book – Editora Brasil Imagem “História Social da Borracha – Seringueiros do Acre – E-book – Editora Brasil Imagem

Leitor convidado de portfólios dos seguintes festivais internacionais:
FotoFest/Houston – Estados Unidos
Encuentros Abiertos de Buenos Aires – Argentina
FotoFest/LensCulture/ParisPhoto – França
PhotoVisa/Krasnodar – Rússia
Fotograma/Montevideo – Uruguai
PhotoLucida – Critical Mass – Leitor online para escolha dos 50 Top do MassCritical 2014 / 2015 / 2016 / 2017 Oregon – Estados Unidos
Khaunas Photo Festival Online Portfolio Review 2013/Baltic States – Lituânia

Curadorias e colaborações
-ACP – Atlanta Celebrates Photography 2014 – Curadoria da mostra “Fotografia Brasileira Contemporânea”, dentro da programação Herança latino Americana, do festival.
-Colaborador interno como colunista do LensCulture – Plataforma web de Fotografia Contemporânea, com base em Paris.

Prêmios:
-Leica-Agfa Fotografe 2005 – Categoria P/B
-Vladimir Herzog de Direitos Humanos para o Jornal do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra/MST, coletivo dos jornalistas que colaboraram durante mais 10 anos com o jornal/1989.

apoio do UNICEF.
– “Casas de farinha – documentação das casas de farinha do Alto Juruá e de Cruzeiro do Sul/Acre”. (2003).
– “Mani” – a raiz do Brasil – documentação de comunidades que têm como base de produção familiar a cultura da mandioca. (2003 – em andamento).
– “Kujãs” – Os xamãs nos grupos Guarani e kaigangs no RS. (2007).
– “Quilombolas” – Grupos de quilombolas espalhados pelo Brasil (2006 – em andamento).

Dentre as principais exposições estão:
“Mani” – A raiz do Brasil “ – Centro Cultural da Caixa – Brasília – 2007.
“História Social da Borracha” – Centro Cultural da Caixa – Brasília – 2006.
“Citzens” – Londres e Reino Unidos e Palestina – 2005.
“Coleção Masp/Pirelli 2004 – Masp – Museu de Arte de São Paulo – Coletiva da versão 2004 da Coleção/Novembro/2004.
“Casas de farinha” – Museu do Telefone – Projeto da Telemar/RJ – Junho/2004.
“Poster de Fotografia Brasileira – Coleção Brasil Imagem 2004” – Casa de Cultura Mario Quintana/Porto Alegre – Coletiva – Maio/2004
“História Social da Borracha” é uma exposição que foi exibida no ano de 2003 em diversas cidades brasileiras, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Xapuri:
No Rio de Janeiro, no FotoRio2003 – Festival Internacional de Fotografia – Jun/2003.
Em Rio Branco, no Seminário Internacional de Jornalismo Ambiental – Acre- Set/2003.
Novamente no Rio, durante o Seminário O Legado de Chico Mendes – SESC Flamengo – Dez/2003.
Em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Xapuri, no estado do Acre, durante a Semana Chico Mendes, que marcou 15 anos da morte do ambientalista – Dez/2003.
Exposição Coletiva “Retratos da Lida” no Centro Cultural Banco do Brasil/RJ – 2003.
“Terra e Cidadania – Assentamentos do MST” – Espaço Cultural do CREA-RJ – 2001.
“VIII Amazon Expo”, coletiva realizada durante a VIII Semana da Amazônia no World Trade Center em Nova York – Set/1996.
“A vida extrativista dos seringueiros” – Universidade Federal Fluminense – 1994.
Mostra “Ruptura e Tradição” – Fundação Bienal de São Paulo – 1984.
“De Olho na América Latina” – exposição coletiva realizada na PUC/RJ – 1984.
“Chile – 10 anos de Pinochet” – Sindicato dos Jornalistas do RJ e ABI – 1984.
“Refugiados da Indochina: inglês para sobrevivência”, trabalho realizado na comunidade de refugiados da guerra do Vietnã e Camboja que viviam em cidades do estado de Massachussets (USA), encomendado por “Urbanistics” – Serviços Sociais – Brockton (USA) – 1982.

Possui fotos nas seguintes coleções:
– Coleção Joaquim Paiva – MAM/RJ – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – 2017
– Coleção MASP/Pirelli 2004.
– Coleção FINEP/RJ – Fotos expostas no 4o Salão de Fotojornalismo da FINEP, com curadoria de Walter Firmo/1999.
– Coleção Espaço Cultural do CREA/RJ/2002.

Publicações na área editorial:
– Revista Margens – set/2005
– Série Biodiversidade/Ministério do Meio Ambiente – Out/2005
– Legado Chico Mendes – Editora Aeroplano/SESC/Dezembro-2003.
– Linguagem fotográfica e informação – de Milton Guran 1ª. Edição 1991/2ª Edição 1999/3ª Edição 2002.
– Artes e manhas da linguagem – Editora Nova Didática/2001.
– Cidades Históricas – Empresa das Artes/2003.
– Revista Caderno Povos da Floresta – Ministério do Meio Ambiente/Comitê Chico Mendes/2003.
– Expo Amazon – Catálogo/1998.

Compartilhe isso: