Tópicos

Apresentação dos princípios básicos de conservação, da estrutura das fotografias e seus problemas de deterioração. Abordagem das práticas de acondicionamento, guarda e manuseio. Aula prática de análise técnica e higienização de fotografias. Indicação de bibliografia específica.

O que trazer

Mínimo de 5 fotografias do acervo pessoal (em papel, álbum, negativo e slide).

Infos

Workshop [12h]
24 e 25 de setembro
10h às 17h [sábado e domingo]
2x R$ 250,00

Descrição

Desde a invenção da fotografia, através dos mais variados processos, inúmeras foram as tentativas de se fixar a imagem em prata, por isso, quando nos referirmos ao termo  fotografias, devemos saber que existem objetos muito diferentes entre si e que cada material possui sua particularidade, principalmente se relacionado à conservação.

O responsável por coleções fotográficas deve ser  capaz de identificar os processos fotográficos que estão a seu cargo, para poder compreender as técnicas de fabrico, seus materiais, estruturas, ano de produção, quais suas formas de deterioração e ter uma ideia de como evitá-las.

Neste workshop de Marília Fernandes o aluno ficará a par de como é o trabalho de um conservador, de modo que ele possa aplicar esses ensinamentos até mesmo em suas coleções fotográficas pessoais, afinal saber identificar requer conhecimento da história e das características de diversos processos fotográficos.

Inscrição

Marília Fernandes

Marília Fernandes é mestre em Artes com ênfase em Gestão de Acervos e Preservação de Fotografias, pela George Eastman House – Museu Internacional de Fotografia e Filme, E.U.A.

Marília trabalhou em diversos acervos de arte e cultura, em instituições nacionais e Internacionais, como o International Center for Photography – ICP – em Nova York, o Centro de Estudos Mira Goddard na Universidade Ryerson em Toronto, na Biblioteca especializada Richard and Ronay Menschel, integrante do Museu de Fotografia e Filme George Eastman House em Rochester, e o Festival internacional de fotografia FotoFest em Houston, Texas. Atuou como Assistente de Museologia e Conservador do CEMIS – Centro de Memória e Informação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, como Coordenadora de Documentação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, projeto integrante do Museu do Futebol em São Paulo, e coordenou o projeto Fotografias do Jornal Última Hora junto ao Arquivo do Estado de São Paulo.

Como professora ministrou a disciplina Organização de Acervos Fotográficos e História da Fotografia no curso de bacharelado em fotografia do SENAC-SP e foi docente no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fotografia na FAAP. Ministrou também oficinas de Conservação Preventiva de Fotografias pelo SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo), em diversas cidades do interior do estado.

Atualmente possui uma pequena empresa especializada em gestão e preservação de acervos de arte e cultura em geral e atende colecionadores privados, museus e galerias de arte.

Compartilhe isso: