Tópicos

CULTURA CONTEMPORÂNEA
A cultura contemporânea é resultado de um campo de forças cujos processos serão apresentados e decodificados com o propósito de aprofundar a compreensão do momento histórico atual. Este campo engloba o conhecimento de múltiplas facetas da contemporaneidade bem como do campo artístico pós-moderno. Serão abordados temas como: tendências em tecnologia, apps, interpretação de cenários econômicos locais e globais, análise de comportamentos e soluções para o campo da economia criativa.

IMAGENS TÉCNICAS
As imagens técnicas, ou seja, aquelas produzidas por aparelhos, serão estudadas a partir da análise de sua estrutura como linguagem. No curso serão abordados temas como: o ensaio fotográfico, as narrativas visuais, as especificidades das linguagens artísticas contemporâneas e a edição como premissa do produtor de imagens contemporâneo.

O ARTISTA COMO GESTOR
A formação oferecida pelo curso considera três dimensões da atuação da gestão da cultura: a) dimensão técnica: as exigências legais, orçamentárias e operacionais do desenvolvimento de um produto cultural, b) dimensão criativa: a vocação, a identidade e as necessidades expressivas dos agentes e parceiros envolvidos, c) dimensão contextual: os limites e potenciais definidos pelos cenários socioeconômicos em que os projetos são desenvolvidos. Serão abordados temas como legislação da cultura, interpretação de editais, formatação de projetos, orçamentos, tipos de contratos e parcerias e captação de recursos.

O que trazer

Infos

Pós Graduação Lato Sensu [18 meses]
Início 16 de fevereiro de 2018
18h00 às 22h00[sexta-feira]
10:00 às 18 [sábado]
a cada quinze dias
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI

Descrição

LATO SENSU | 360 HORAS

A partir da imersão, de forma dinâmica, na cultura contemporânea e no conhecimento das imagens técnicas, o participante irá desenvolver trajetória e expertise não só como artista, mas também como editor, curador, pesquisador e gestor de projetos culturais para a fotografia e/ou outras áreas.

As disciplinas do curso são baseadas em exercícios que visam ampliar o repertório cultural, aperfeiçoar o conhecimento técnico de produção de imagens e vivenciar a rotina de um gestor cultural, envolvendo construção de conhecimento, pesquisa, planejamento, ações estratégicas e capacidade empreendedora. As disciplinas incluem simulações baseadas em situações reais, que exigem respostas ágeis e criativas, habilidades de negociação, capacidade de responder às exigências técnicas de um projeto e às questões éticas que envolvam parceiros, públicos e as comunidades afetadas direta ou indiretamente por um produto cultural.

O objetivo é que o participante se atualize em relação às formas culturais contemporâneas, da produção à gestão e esteja apto a aplicá-las como instrumento tanto para seu processo pessoal de criação, como gestor de projetos culturais de terceiros.

Coordenação: Iatã Cannabrava, Thamyres Matarozzi e Renato Stockler

Foto: Cristina de Middel e Brubo Morais

Inscrição
Compartilhe isso: