Tópicos

1º Dia: Os participantes são estimulados a identificarem temas de ensaios fotográficos. Técnicas de abordagem de personagens e medidas de segurança. Pesquisa e a pré-produção de um ensaio de média ou longa duração.

2º Dia: Produção prática de um ensaio. Dados sobre saída a campo. Exibição e pós-produção. Técnicas de edição e curadoria. Informações sobre como valorizar e editar um portfólio e produzir projetos para concursos. Postura perante curadores, galeristas e colecionadores durante leituras.

O que trazer

Não necessita câmera. Opcional: análise coletiva de portfólios documentais com no máximo de 20 fotos por aluno (trazer material impresso ou editado em PowerPoint/2007).

Infos

Workshop [10 horas]
11 e 12 de junho
10h às 18h (sábado)
10h às 13h (domingo)
2x R$ 290,00

Descrição

Guy Veloso exibe em workshop seu percurso de 25 anos de fotografia, passando pelos projetos que resultaram mostras nacionais e internacionais, em especial, o ensaio “Penitentes” exibido na 29ª Bienal de São Paulo. A parte técnica não é abordada, e sim, a análise de um projeto temático de média e longa duração, desde a sua concepção, passando por fases como a pesquisa, saída a campo, exibição, até a pós-produção.

Foto: Guy Veloso

Inscrição

Guy Veloso

De formação acadêmica em Direito, Guy Veloso  é fotógrafo desde 1989. Dá workshops no país e exterior.

O assunto “religião” é o mais recorrente, em especial, “o uso do corpo como transcendência”. Os ensaios de cunho antropológico demoram anos para serem apresentados ao público pela extensa pesquisa. 

Em seu principal projeto em curso, “Penitentes: dos Ritos de Sangue à Fascinação do Fim do Mundo”, iniciado em 2012, curado por Rosely Nakagawa, foram fotografados o total de 177 grupos religiosos laicos de caráter secreto, boa parte deles nunca antes documentados.

Em 2007 expôs individualmente na própria fábrica das máquinas e lentes que usa, a Leica, em Solms-Alemanha. Em 2011 participou da mostra Geracao 00 – A Nova Fotografia Brasileira (livro publicado). Em 2012 é catalogado no livro que retrata os 150 anos da Fotografia no país, Um Olhar Sobre o Brasil: A Fotografia na Construção da Imagem da Nação, de Boris Kossoy e Lilia Schwarcz. Em 2014 faz parte da obra “Outras fotografias na arte brasileira séc. XXI”, de Isabel Diegues, Júlia Rebouças, Luisa Duarte e Moacir dos Anjos.

 

Possui um dos mais completos bancos de fotografias e vídeos no assunto “religiosidade brasileira” no país.

www.guyveloso.com

Compartilhe isso: