Tópicos

* Panorama sobre ensaios de diversos fotógrafos;
* Conceitos e definições de ensaio; discussão sobre unidade temática, unidade formal e abordagem;
* Saída fotográfica;
* Edição de imagens;

O que trazer

* Câmera fotográfica
* Computador

Infos

Envie o formulário de inscrição para ser avisado sobre próximas turmas

Curso [32h]
Valparaíso – Chile

Descrição

Teoria e a  prática sobre como  realizar ensaios fotográficos. O workshop é voltado àqueles que  tenham interesse em desenvolver o uso da fotografia como meio de expressão pessoal, além de possibilitar a realização de um ensaio fotográfico.A experiência de um percurso para qualquer um que queira exercitar e elaborar um ensaio fotográfico.

Em parceria com o governo do Chile, o Madalena CEI fará uma pré-seleção de 2 fotógrafos para participar gratuitamente de uma das oficinas do 3˚ Ciclo de Talleres Nacionales na cidade de Valparaíso, no Chile. Será a primeira vez que autores não-residentes no Chile poderão participar do Ciclo. Clique aqui  para conhecer mais sobre o 3º Ciclo de Talleres Nacionales de Fotografía.

A oficina, ministrada por Iatã Cannabrava, terá 14 participantes (12 autores chilenos e 2 autores selecionados pela nossa escola).O resultado da oficina será exposto em agosto na cidade de Quilpué, no Chile, durante o mês da fotografia.

Os 2 fotógrafos selecionados assistem à oficina gratuitamente. Os gastos de montagem e insumos da exposição em agosto estão incluídos na oficina e ficam por conta do governo chileno. Os selecionados financiam a viagem (transporte, alimentação e hospedagem).

A seleção está aberta para qualquer fotógrafo interessado! Basta enviar um e-mail para contato@madalenacei.com.br até o dia 20/04 com :

– Carta de intenção com no máximo 1200 caracteres

– Enviar um único projeto/ensaio com no máximo 12 imagens em formato é pdf (as imagens podem ser enviadas separadamente em formato jpg 1024px do lado menor, porém os nomes dos arquivos devem indicar a ordem das imagens).

No dia 22/04  serão divulgados os finalistas.

Inscrição

Iatã Cannabrava

Fotógrafo, curador e agitador cultural, atualmente desenvolve trabalhos documentais com a paisagem urbana das cidades, especificamente das periferias das grandes metrópoles, no seu ensaio Uma Outra Cidade. Participou de mais de 40 exposições, foi ganhador dos prêmios P/B da Quadrienal de Fotografia de São Paulo em 1985; do concurso Marc Ferrez da Funarte em 1987; e de dois prêmios da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em 1996 e 2006.

Tem dois livros publicados: Casas Paulistas (2000) e Uma Outra Cidade (2009). Suas fotografias integram as coleções Pirelli/Masp, Galeria Fotoptica, Joaquim Paiva e MAM/São Paulo, e estão publicadas em oito livros de autoria coletiva. Como agitador cultural, foi presidente da União dos Fotógrafos de São Paulo de 1989 a 1994; criou e dirige a empresa Estúdio Madalena, onde fez a curadoria e organizou mais de 30 exposições, ministrou mais de 80 workshops, além de projetos especiais, como Revele o Tietê que Você Vê, em 1991; Foto São Paulo, em 2001; Povos de São Paulo – Uma Centena de Olhares sobre a Cidade Antropofágica, em 2004; Expedição Cívica, Ecológica e Fotográfica De Olho nos Mananciais, em 2008; e o Encontro de Coletivos Fotográficos Ibero-americanos de São Paulo, em 2008.

Foi presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil – RPCFB. Atualmente é coordenador do Festival Internacional de Fotografia de Paraty – Paraty em Foco, que este ano chega à sua décima edição, e coordenador do Fórum Latino- Americano de Fotografia de São Paulo, realizado trienalmente pelo Itaú Cultural.

Compartilhe isso: