Tópicos

* Apresentação do conceito de Viajologia: Por que considerar a viagem como uma escola de aprendizado; e o papel da fotografia na compreensão da proteção da natureza e da riqueza cultural do planeta;

* Os principais temas da Fotografia de Viagem: apresentação de imagens do autor do Tibete, da Mongólia e de Papua-Nova Guiné, além das últimas expedições fotográficas à Etiópia e à Namíbia;

* Saída de campo em São Paulo;

* Avaliação do material, revisão e edição das fotos que serão usadas na crônica do blog Viajologia (http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/viajologia/).

O que trazer

– Equipamento fotográfico digital DSLR;
– Objetiva grande-angular e teleobjetiva;
– Laptop com programa básico de seleção de fotos e USB.

Infos

Workshop [12 horas]
31 de janeiro e 1 de fevereiro
10h às 17h [sábado/domingo]
2x R$ 290,00

Descrição

A documentação fotográfica durante uma viagem é um elemento essencial para a memória, seja esta uma lembrança pessoal ou uma reportagem pública. Saber contar uma história com imagens valoriza e engrandece a experiência vivida em outros espaços e culturas. O ato de viajar é uma oportunidade singular de aprendizado. Uma jornada é uma escola dinâmica de conhecimento. Este é o conceito da Viajologia, a arte e a ciência de viajar, apresentado por Haroldo Castro.

Do planejamento inicial aos objetivos finais, Haroldo discutirá com os participantes sua maneira de encarar jornadas e expedições fotográficas. O grupo sairá para fotografar aspectos específicos da cidade, recebendo dicas práticas do instrutor. O material será editado e uma coleção de imagens será publicada em uma crônica sobre São Paulo no blog do autor, o Viajologia, da Revista Época.

Inscrição

Haroldo Castro

Haroldo Castro tem 40 anos de experiência profissional como fotógrafo, jornalista, produtor-diretor de documentários e conservacionista. A paixão pela viagem e pela natureza inspirou-o a escrever sobre os temas desde 1974. Hoje, Haroldo colabora com a revista Época, onde publica reportagens especiais e escreve crônicas semanais de viagem para seu Blog Viajologia.

Desde 2009, Haroldo organiza expedições fotográficas a lugares exóticos, como Mongólia ou Mianmar. Em 2013, criou a Viajologia Expedições, especializada em desenhar jornadas com foco na descoberta de espaços e imagens admiráveis. As duas últimas expedições levaram viajantes à Namíbia e à Etiópia.

Em 2010, Haroldo realizou a expedição jornalística Luzes da África, percorrendo 40 mil km por 18 países. O trabalho foi publicado em diversas revistas e transmitido no Canal Futura. Seu livro Luzes da África (Ed. Civilização Brasileira) foi indicado para o Prêmio Jabuti 2013 na categoria Reportagens.

Haroldo trabalhou 16 anos na Conservation International em Washington, DC. Entre 2000 e 2006, exerceu o cargo de vice-presidente de comunicação internacional. Dirigiu cerca de 50 documentários, os quais ganharam dezenas de prêmios nos Estados Unidos e na Europa. Também em Washington, trabalhou como correspondente para a imprensa brasileira e como produtor independente de televisão. Atualmente é professor da disciplina Fotografia de Viagem no curso de pós-graduação “Fotografia e Imagens em Movimento” da Universidade Positivo, em Curitiba, atualmente na sua 5ª edição. Realizou 17 exposições fotográficas e publicou centenas de reportagens e milhares de fotografias na imprensa mundial. Seu trabalho de documentação levou-o a visitar 165 países.

Compartilhe isso: