Tópicos

*Discussão e reflexão sobre o tema
*Industria Cultural e suas ligações entre a arte, moral e técnica
*Acompanhamento e orientação no desenvolvimento dos trabalhos apresentados pelos alunos em aula

O que trazer

Os alunos devem trazer séries de imagens em processo sobre o tema.

Infos

Grupo de estudos [8 encontros]
30 de março, 6, 13, 20 e 27 de abril, 7, 14 e 21 de maio.
19h às 22h [segunda-feira]
3x R$ 360,00

Descrição

Diante do desejo, não se deve pergunta o que é, mas sim, como funciona?”

Gilles Deleuze

A fotografia e o erotismo mantém uma intensa relação: desde sua descoberta as fotos revelam os corpos e os desvenda com desenvoltura inaudita, penetrando visualidades impossíveis ao olho nu. Instituindo um corpo-imagem que deixa de representar o corpo, para, ao contrário, dele ser referente. A  reprodução, padronizada, cria a sexualidade técnica, multiplicada como mercadoria visual, que estimula o Voyeurismo e a escopofilia, ativa e passiva, como expressões da mecanização da sociedade .

O workshop se destina a desnudar e discutir os comportamentos que a fotografia usa para expressar, ou, mais frequentemente, provocar o desejo, promiscuindo a chamada alta cultura com a indústria cultural ao traçar as ligações entre a arte, a moral e a técnica e analisar seus rebatimentos em imagens produzidas nos diversos momentos da história da fotografia e da cambiante sexualidade. Além disso, aqueles que produzem imagens terão acompanhamento e orientação no desenvolvimento de seus trabalhos.

Inscrição

Antonio Saggese

Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em filosofia – estética – na FFLCH/USP, mantem estúdio em São Paulo, dedicando-se a trabalhos autorais.

Docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Puc Campinas 78/86, cadeira de desenho, no colégio Iade, curso de fotografia, montou o laboratório Sesc-Kodak no Sesc Pompéia e nele ministrou cursos livres. Docente do centro universitário Senac, no Bacharelado em Fotografia, no Pós Graduação em fotografia do Senac e no Pós Graduação em fotografia da Faap. Professor convidado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Representado pela galeria tempo RJ.

Compartilhe isso: