Tópicos

Aula 1
– Panorama histórico da relação da Fotografia com o campo das Artes Visuais de maneira a estabelecer aporte teórico para entendimento do cenário atual

Aula 2
– A “forma quadro”, a fotografia encenada e seus desdobramentos
– Apresentação e leitura de trabalhos dos participantes

Aula3
– A busca pela neutralidade, a fotografia inexpressiva e o documental como arte contemporânea
– Apresentação e leitura de trabalhos dos participantes

Aula 4
– Interferências na imagem, criação de aparatos, novo formalismo e outras estratégias
– Apresentação e leitura de trabalhos dos participantes

O que trazer

Os participantes serão convidados a levar seus projetos pessoais, não importando a fase de desenvolvimento, para serem discutidos em grupo (não é obrigatório). Neste caso pede-se que se leve em torno de 20 imagens, preferencialmente impressas.

Infos

Workshop [12h]
25 e 26 de março
10h às 17h [sábado e domingo]
2x R$ 250,00

Descrição

O workshop Fotografia nas Artes Visuais: tendências e questões contemporâneas traz para discussão temas, práticas recorrentes e questões conceituais que permeiam a produção atual em fotografia no campo das Artes Visuais. A proposta é oferecer aos participantes a oportunidade de ampliar seu repertório e desenvolver um olhar crítico sobre a produção atual, contribuindo assim para o desenvolvimento conceitual de seus próprios projetos.

Voltado para fotógrafos, profissionais ou amadores, que começam a focar sua prática no trabalho autoral e buscam se familiarizar com o campo das Artes Visuais, quanto para artistas e estudantes que querem ampliar seu repertório e pensamento crítico sobre trabalhos que utilizam a fotografia como meio especificamente.

Inscrição

Letícia Lampert

Com formação em Artes Visuais, Design e mestrado em Poéticas Visuais, Letícia Lampert vem desenvolvendo sua produção principalmente através da fotografia e livros de artista. Participa regularmente de exposições no Brasil e exterior e teve seu trabalho destacado em salões e prêmios tais como o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas – Fotografia, em 2009, Prêmio Aquisitivo no Salão Unama de Pequenos Formatos, em 2012, Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, categoria Trabalhos de Inovação e Experimentação e III Prêmio Itamaraty de Arte Contemporânea, ambos em 2013. Realizou até o momento quatro exposições individuais, sendo elas (des)construções , em 2008, Escala de Cor das Coisas , em 2009, Nalgum lugar entre lá e aqui,  em 2012 e Conhecidos de Vista , em 2013. Em 2015 foi selecionada pelo The Swatch Art Peace Hotel para uma residência de 6 meses em Xangai – China.

www.leticialampert.com.br

Compartilhe isso: