Tópicos

-Aulas dialógicas, realização de pauta fotográfica, edição e construção de narrativas.
-Além das aulas apresentadas, o curso visa que os integrantes realizem ensaio fotográfico, instigados pela temática abordadas.
-Busca-se acompanhar a elaboração imagética dos alunos, por meio de diálogo na construção da pauta fotográfica, edição e narrativa imagética.

O que trazer

No final do curso, trazer 10 a 15 fotografias impressas para realização de edição.

Infos

Curso [24h]
11, 18, 25 de outubro
01, 08, 22 e 29 de novembro
06 de dezembro
19h às 22h [quarta-feira]
2x R$ 300,00

Descrição

O escopo do curso abrange fotógrafas da Alemanha – Alice Brill, German Krull, Gertrud Arndt, Hildegard Rosenthal, Ilse Bing, Marianne Breslauer – e dos EUA – Berenice Abbott, Florence Henri, Helen Levitt, Vivian Maier – , principalmente, que tiveram a sua formação na Bauhaus ou nos Estados Unidos, no início do século XX. São mulheres artistas, precursoras da linguagem moderna e da street photography nesses países, conquistando o espaço artístico da fotografia.

A intenção do curso é instigar olhares e sensibilidades diferenciadas, nos participantes, por meio do conhecimento da criação destas artistas pioneiras, de trajetórias relevantes na linguagem fotográfica, nas primeiras décadas do século XX. Essas artistas desempenharam papel de destaque na construção do território da fotografia e são pouco conhecidas no Brasil, a não ser por Alice Brill e Hildegard Rosenthal. A produção dessas artistas apresenta reverberação de suas imagens, no presente, criando horizontes que necessitam ser visitados e reconhecidos em relação à sua importância histórica e atual.

Importância: Ressalta-se a relevância do curso, focado na produção de fotógrafas pioneiras, do início do século XX, na Europa e nos EUA, no sentido de divulgar a atuação destas artistas, em seu contexto histórico e social e o papel ocupado por esta posição de gênero na arte, na época. Na história da arte, ainda se sabe muito pouco a respeito da atuação de mulheres artistas, ocorrendo o mesmo em relação às fotógrafas. Assim, este curso pretende lançar luz na produção destas artistas.

Publico alvo: Fotógrafos, artistas visuais, historiadores, antropólogos, sociólogos, museólogos e gestores de arte.

Montagem com o trabalho das artistas: Berenice Abbott, Florence Henri, Gertrud Arndt,  Germaine Krull, Helen Levitt, Ilse Bing e Vivian Maier.

 

Inscrição

Yara Schreiber Dines

BIO – Pós-doutora em Fotografia ECA-USP. Antropóloga e Historiadora. Professora da Pós Graduação em Cinema, Fotografia e Vídeo da Universidade Anhembi-Morumbi. Pesquisadora Associada do Grupo de Arte & Fotografia ECA/USP e do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia – LISA/USP.

Compartilhe isso: