Tópicos

O que trazer

Infos

Envie o formulário de inscrição para ser avisado sobre próximas turmas

Workshop [6 horas]
19h às 22h [sexta e segunda]
2x R$ 240,00

Descrição

A fotografia trabalha com certas peculiaridades dentro do circuito das artes. Isabel Amado, curadora e galerista, desvenda neste workshop o universo das galerias especializadas em fotografia, das galerias de arte que representam fotógrafos, das  feiras de arte e os preceitos básicos da fotografia neste circuito. O workshop também vai abordar os fundamentos para se começar uma coleção de fotografias, norteando os participantes com informações sobre como escolher, avaliar e entender a obra e a trajetória do artista. A relação com colecionadores e instituições.

Princípios e dicas de conservação, identificando os suportes e o cuidado que cada um requer para sua preservação, também serão temas deste encontro. Isabel irá mostrar as obras/fotografias e apontar na descrição das fichas técnicas a  nomeclatura usada para descrever esses suportes (c-print; metacrilato; gelatina e prata; pigmento mineral; …) e o conceito de fotografia vintage. O workshop também permeará estes assuntos, além das questões referentes à função do certificado de autenticidade no universo da fotografia.

Foto: Julieta Benoit

Inscrição

Isabel Amado

Desde 1988, vive em São Paulo onde iniciou a sua trajetória em torno da fotografia brasileira. De 1988 a 1996 foi coordenadora da Galeria Fotoptica, em São Paulo, fundada por Thomaz Farkas, um dos pioneiros da moderna fotografia brasileira. Nesse período, realizou 74 exposições dos principais fotógrafos brasileiros, entre eles Bob Wolfenson, Claudia Jaguaribe, Iatã Cannabrava, Christian Cravo e Claudio Edinger. A partir de 1997 passou a coordenar o Departamento de Fotografia do Museu da Imagem e do Som(MIS) de São Paulo, permanecendo até 2000.

Desde a década de 1990 participa de diversos grupos e festivais fotográficos, como as IV e V Semanas Paulistas de Fotografia (1990/1991); Núcleo dos Amigos da Fotografia – Nafoto (1991/1997) e Mostra Internacional de Fotografia (1996). Criou e coordenou o 1º Leilão de Fotografia da Bolsa de Arte(2008) e os leilões do Festival Paraty em Foco de 2007 a 2012.

Desde 2000 dirige a empresa Anima Montagens, especializada na organização e na manutenção de arquivos e acervos de fotografia. É sócia da Galeria da Gávea, especializada em fotografia brasileira contemporânea, inaugurada em agosto de 2009, no Rio de Janeiro e mantêm um escritório em São Paulo especializado em fotografias vintage.

Compartilhe isso: