Tópicos

A proposta de construção de ensaio/ reportagem deverá durar 15 dias, da seguinte maneira:
– aula 1: Aula expositiva e proposição de temas já na primeira aula,
– aula 2: Aula expositiva de duas horas e alinhamento sobre os projetos na última hora da segunda aula,
– aula 3: Aula expositiva de 2h e acompanhamento durante uma hora da terceira aula,
– aula 4: análise e apresentação coletiva do material produzido. Defesa do projeto individual na última aula.

O que trazer

– Leitura de bibliografia sugerida – aula 2 e 3 (a bibliografia será sugerida como apoio)
– Apresentação do material impresso editado em até 30 imagens para edição final de 12 imagens por projeto
– Caso o aluno prefira apresentar um produto audiovisual, apresentá-lo em formato digital com até 3 minutos de edição final.

Infos

Curso [12 horas]
27 de abril
04, 11 e 18 de maio
19h às 22:30h [quartas-feiras]
2x R$ 290,00

Descrição

Esse curso objetiva uma reflexão sobre a a construção do imaginário através do fotojornalismo hoje, em tempos de compartilhamento de imagens e distribuição horizontal de documentos históricos para a criação da memória coletiva. Tratarei sobre como a lógica das novas narrativas documentais independentes se confrontam com as antigas reportagens e os conceitos clássicos do fotojornalismo.

Foto: Renato Stockler

Inscrição

Renato Stockler

Renato Stockler é paulistano nascido em 1978 que reside em São Paulo. Jornalista graduado pela PUC-SP, fotógrafo desde 2001 e consultor de banco de imagens, é fundador e sócio da Na Lata Agência de Fotografia. Foi fotógrafo do jornal Folha de São Paulo entre 2004 e 2007. 

Em 2004, foi professor assistente da disciplina de Fotografia I e II no curso de Comunicação – Jornalismo e Publicidade e Propaganda – FISP – Faculdades Integradas de São Paulo – Campus Morumbi. Foi professor da disciplina de Fotojornalismo na Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP em 2013 e 2014. Colabora como fotógrafo para publicações das Editoras Abril, Globo, Trip e New Content, além de trabalhos publicados me revistas internacionais impressas e online como Vice, Domus, Bussiness Insider, entre outras. 

Desde 2005 realiza a cobertura fotográfica para o Prêmio Empreendedor Social Folha de São Paulo – Schwab Foundation for Social Enterpreneurship, visitando e documentando a atuação de 70 instituições em mais de 140 municípios por todo o território brasileiro. Diretor de documentários sobre empreendedorismo socioambiental, dirigiu a fotografia de uma série de vídeos institucionais e sobre responsabilidade socioambiental de empresas. Dirigiu a fotografia do programa Viva Voz Futebol, produzido pela GNT em 2014. 

Ainda em 2013, foi contemplado pelo Prêmio Saltando Muros, parceria entre o Fondo Iberoamericano de Artes e o Memorial da América Latina, com apoio da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB). Participou da Mostra São Paulo de Fotografia, na Doc Galeria, com exposições individuais nas edições de 2012 e 2013. Expôs o projeto “Terrão de Cima”, na galeria Nike 1994, além de participar da Mostra Coletiva 1° de Maio, na Galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina, em 2013.  Entre 2012 e 2013, assinou a coluna mensal Na Rua (texto e fotografia), uma coluna sobre fotografia urbana na revista Época SP. 

É integrante  do Coletivo Rolê desde 2004, tendo exposto na Galeria Cartel  011 em comemoração aos 10 anos do coletivo. Participou do coletivo FotoProtestoSP, formado por diversos fotojornalistas com a proposta de usar o espaço público como suporte para exposições acerca da fotografia documental. Pesquisa a fotografia de rua contemporânea, utilizando as redes sociais como base de análise e desenvolvimento de linguagem fotográfica. Assinou artigos e publicou séries sobre fotografia mobile para diversas publicações como Estado de São Paulo, Metro e Digital Photographer.

Renato Stockler
Agencia Nalata

Compartilhe isso: