Tópicos

* Um pouco de história: O olhar direto como postura, a narrativa como discurso;
* Mas afinal o que faz da fotografia, Fotografia? Uma proposta: os livros The Photographers Eye e The Nature of Photographs;
* Por uma filosofia da prática: Uma introdução aos escritos de Robert Adams, Tod Papageorge e Gerry Badger;
* Apresentação e análise de trabalhos de fotógrafos.

O que trazer

Infos

Workshop [12 horas]
Envie o formulário de inscrição para ser avisado sobre próximas turmas
10h às 17h [sábado e domingo]
2x R$ 270,00

Descrição

O workshop propõe uma aproximação da fotografia como prática. Uma filosofia da imagem calcada no fazer, no encontro do autor com o mundo mediado por uma ferramenta que possui características específicas e únicas.

Uma fotografia na qual a autoria não se marca na superfície das imagens mas na forma como cada autor articula suas ideias através de uma postura de crença e busca.

O curso, com conteúdo teórico, se fundamenta na discussão de textos de John Szarkowski, Robert Adams, Stephen Shore, Tod Papageorge e Gerry Badger e na análise de trabalhos específicos de alguns fotógrafos.

Foto: Felipe Russo

Inscrição

Felipe Russo

Nascido no ano de 1979 em São Paulo, Felipe Russo é biólogo e em 2014 concluiu o Master in Fine Arts na Universidade de Hartford (EUA), programa que tem como foco o Livro de Artista. Em seus trabalhos utiliza a fotografia, para estabelecer novas relações de vivência e compreensão do espaço habitado especialmente na cidade de São Paulo.  Possui obras em coleções públicas e privadas como a da Maison Européenne de La Photographie, em Paris.

O trabalho CENTRO, publicado em livro pelo autor em 2014 foi apontado pela revista TIME como um dos melhores fotolivros do ano. O trabalho participou de exposições em São Paulo, Milão, Buenos Aires, Belfast, Madrid e Mumbai e foi finalista do AIMIA | AGO Photography Prize 2014, do Cord-Source Prize 2014, do Prêmio Conrado Wessel de Arte 2015 e  do Guatephoto 2015. Seu último trabalho, “Garagem Automática” foi apresentado em uma individual na Casa da Imagem – Museu da Cidade de São Paulo em 2016 e atualmente integra a exposição “Antilogias, o fotográfico na Pinacoteca” na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Compartilhe isso: