Tópicos

– um aparato fotográfico.
Apresentação: construção de uma imagem fotográfica.
Possibilidade de manipulação: entendimento sobre o aparato tecnológico mobilizado na composição de uma imagem;
Questões técnicas e estéticas nas etapas de constituição de uma fotografia.

– luz como matéria.
Experimentação: a materialidade da luz na construção de uma fotografia;
História: um software que inscreve uma cultura fotográfica.

– Cor.
Formação de uma fotografia com a consciência da cor;
Exemplos práticos apoiados em uma discussão crítica em torno de trabalhos contemporâneos.

– A criação de um acervo.
Edição: organização do acervo fotográfico;
Interpretação e Significação: potencial criativo de um acervo;
Uma reflexão sobre a ideia de ver diferente.

– A criação de uma fotografia.
Photoshop e seu uso avançado;
Máscaras no photoshop: as diversas camadas de uma fotografia.
Photoshop e seu uso avançado;
Máscaras no photoshop: as diversas camadas de uma fotografia.

O que trazer

Computador para trabalhar em aula.

Infos

Curso [12h]
6, 13, 20, 27  de setembro
19:00 às 22:00 [quarta-feira]
2x R$ 270,00

Descrição

O curso tem como objetivo refletir sobre a produção fotográfica mediada pelo uso da ferramenta photoshop. Para tanto, explora todas as etapas que integram o fluxo de produção de uma fotografia: captação da imagem, edição, organização do fluxo de trabalho, chegando, por fim, a construção poética da imagem. Por construção poética, entende-se aqui todos os recursos que o dispositivo photoshop pode oferecer ao fotógrafo na elaboração e criação da imagem fotográfica no momento pós “clic”. Trata-se de discutir a técnica de tratamento de imagens como conceito para a construção artística.

É proposta do curso mostrar que essa fase do processo é essencial para o fotografo que deve entender a ferramenta como uma importante aliada responsável por unir o assunto que o fotógrafo deseja discutir com o resultado formal esperado. É antes de tudo uma visão do photoshop não meramente como um recurso estético. Será mostrado em aula como o conceito desenvolvido pelo artista/ fotógrafo pode e deve ser pensado junto ao processo de construção formal da imagem no software. As atividades trazem a proposta de pensar os aparatos tecnológicos como aliado na elaboração de um projeto em fotografia ao pensar a ferramenta como meio que possibilita a construção uma linguagem artística. As serão pautadas em cima de abertura de processos, mostra de referências, teoria e prática.

Foto: Cia da Foto

Inscrição

Carol Lopes

Sobre a professora: Carol Lopes é especialista em tratamento de imagem, graduada em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande e pós-graduada em Fotografia pelo Senac-SP. Como assistente da Fotógrafa Nair Benedicto, foi responsável pela digitalização, edição e tratamento de imagem do arquivo de sua agência, a N Imagens. Entre 2006 e 2013, integrou o coletivo Cia de Foto. Atualmente trabalha em parceria com diversos fotógrafos e faz parte do corpo docente da Pós Graduação em Fotografia da FAAP.

Compartilhe isso: