Tópicos

    1. Orientação técnica sobre a manufatura do papel, a partir de três diferentes tipos de matéria-prima vegetal – algodão, bagaço de cana e curauá (espécie de abacaxi, planta nativa da região Amazônica).
    2. Definição das propriedades do papel adequado à impressão (aquarela, gravura e fotografia).
    3. Produção individual dos papéis através da técnica ocidental: elaboração das folhas com controle de qualidade, tendo em vista a durabilidade e resistência dos papéis (pH neutro, resistência física e estabilidade química). Controle de gramatura e acabamento uniforme (emulsão fotográfica para cianotipia/goma bicromatada/papel salgado : gelatina, agar-agar, albumina).
    4. Execução das etapas de produção: polpação (cozimento) , branqueamento, refino, preparação de massa, confecção de folhas , secagem e acabamento.
    5. Conclusão: considerações básicas sobre conservação de obras de arte em papel.

O que trazer

O material será fornecido pela escola

Infos

Workshop [8h]
05 de março
10h às 18h [sábado]
2x R$ 270,00

Descrição

Aula prática sobre confecção de papel artesanal a partir de fibras vegetais (algodão, curauá e bagaço de cana): cozimento, branqueamento, refino, preparação de massa, formação de folhas (com e sem controle de gramatura), secagem e acabamento.

Objetivo principal: orientação teórica e prática sobre papel artesanal para artes visuais, controle de variáveis para obter papel com qualidade (permanência e durabilidade) .

Breve abordagem histórica sobre a manufatura artesanal, destacando a diferença entre o papel elaborado no Oriente (2200 anos atrás) e no Ocidente (a partir do séc.XII dC), e referências bibliográficas

Inscrição

Helen Ikeda

Conservadora e Restauradora de Obras de Arte em Papel, atuando há mais de 35 anos em laboratórios de Museus ( Instituto de Pré-História-USP, Museu Paulista-USP, MAC-USP, Fundação Bienal de São Paulo, Museu Lasar Segall) , membro da ABRACOR ( Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores , 2014). Atelier particular desde 1993, atendendo a marchands, galeristas, colecionadores particulares.

www.papelmanufaturado.blogspot.com.br

Compartilhe isso: