Tópicos

* Apresentação do professor e alunos;
* Escolhendo temas e a forma de narrá-los;
* Ferramentas de gestão de um projeto pessoal;
* Construindo histórias de maneira progressiva e coerente;
* Análise e discussão dos trabalhos dos alunos.

O que trazer

Ensaio pessoal, mas não é obrigatório

Infos

Workshop [15 horas]
17,18 e 19 de abril
19h ás 22h [sexta-feira]
10h às 17h [sábado e domingo]
2x R$ 375,00

Descrição

Um dos maiores desafios de um fotógrafo é conhecer e explorar sua linguagem pessoal em um mar de experiências individuais. Neste workshop, Christian Rodríguez, diretor do Festival Internacional de Fotografía San José Foto (Uruguai), trabalha junto aos participantes suas capacidades narrativas na busca por uma linguagem autoral.

O que nos define como fotógrafos? Por que fotografamos? Como relacionar nossos projetos fotográficos com nossas vivências e interesses pessoais? Estas são algumas perguntas que conduzirão Christian e seus alunos neste workshop, que também tratará das ferramentas para a gestão de projetos pessoais de longo prazo: tema, estética, financiamento e plano de ação.

Idioma: espanhol (Christian falará em espanhol, mas compreende bem o português).

Inscrição

Christian Rodrígues

(Uruguai, 1980) Christian Rodríguez começou sua formação visual na Oficina Dellioti de Artes Plásticas, estudando diversas técnicas de desenho e pintura entre 1993 e 1999. Seus primeiros cursos de fotografia foram realizados na Dimensão Visual e Foto Club. Entre os anos 2004 e 2005 trabalhou como cinegrafista na VTV do Uruguai. De 2006 a 2008 se juntou à equipe do jornal El Observador, também no Uruguai. Durante esse mesmo período produziu campanhas de moda e publicidade. Colaborou com as agências de notícias France Presse, AP, EFE e Reuters.

Em 2006 realizou a cobertura do conflito Israel-Hezbollah no sul do Líbano, dando início a sua pesquisa pessoal sobre o cotidiano. Em 2007 estudou desenho de moda na escola Pablo Giménez e no final do mesmo ano se junta ao Stock Win-Initiative (EEUU). Em 2008 ganhou a bolsa de estudos Roberto Villagraz e se mudou para Madrid para completar o mestrado documental da escola de fotografia EFTI, ganhando o Prêmio Futuro de sua geração (2009). Em 2011 foi nomeado para o Joop Swart Masterclass de World Press Photo.

Seu trabalho se concentra na vida das mulheres, procurando histórias muito próximas e cotidianas. Seu interesse é mostrar uma visão moderna e cotidiana da mulher e seu entorno. Seu trabalho foi publicado por diferentes mídias a nível internacional como New York Times, TIME magazine, El Mundo, Yo Dona, Esquiro Rusia, La Nación, El País, Pagina 12, ABC, El Observador, Lento, Seis Grados, entre muitos outros, e foi exposto no Uruguai, Brasil, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicaragua, Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Cambodja.

Em 2013 ganha o prêmio Nuevo Talento FNAC de Fotografia. Organiza e dirige o Festival Internacional de Fotografia San José Foto em San José, Uruguai. É professor do Master Internacional de Fotografia Contemporânea e Projetos Pessoais da EFTI (Espanha).

Compartilhe isso: