Tópicos

Serão sorteados os daguerreótipos produzidos no final da apresentação para os participantes!

O que trazer

opcional caderno para anotação

Infos

Workshop [6h]
26 de agosto
10h00 às 17h00 sábado
2x 225,00

Descrição

O daguerreótipo, inventado em 1839 por Louis Jacques Mandé Daguerre, é considerado o primeiro processo fotográfico da história por ser capaz de produzir uma imagem de altíssima definição com permanência. Além disso, foi o primeiro processo a ser realizado em grande escala, comercialmente e profissionalizando o ofício,  como entendemos a fotografia nos dias de hoje.

O daguerreótipo é uma fotografia muito particular pois é realizada sobre uma placa de cobre galvanizada com uma fina camada de prata, sem componentes orgânicos ou emulsões como todos os outros processos fotográficos. É uma imagem única também na sua qualidade ótica pois, apesar de trabalhar em um plano bidimensional, possui qualidade tridimensional devido ao seu suporte metálico e reflexivo, que proporciona ainda a visualização da mesma imagem como positivo e negativo

O objetivo desta vivência é oferecer uma visão histórica e prática desta técnica fotográfica do séc XIX através do método inventado em 1840 pelo físico francês Edmond Becquerel, que utiliza uma química mais simples e menos tóxica do que a técnica original de Daguerre, oferecendo uma excelente forma de iniciar-se na prática do processo. Serão demonstradas a captura em câmera e a transferência de imagem por contato, a preparação das placas e todo o equipamento necessário para produzir daguerreótipos.

Inscrição

Cris Bierrenbach

Cris Bierrenbach (São Paulo,1964), desenvolve seu trabalho artístico com fotografia, video, instalação e performance. Possui uma extensa pesquisa sobre processos fotográficos do séc XIX com ênfase na produção de daguerreótipos, pela qual recebeu, em 2004, o Prêmio Porto Seguro de Pesquisas Contemporâneas e, em 2010, o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia. Possui daguerreótipos nas coleções do MAC e MAM de São Paulo, além de obras diversas em instituições como Maison Européenne de la Photographie, MASP, Itaú Cultural, Centro Cultural São Paulo, entre outros.

Compartilhe isso: