Tópicos

O que trazer

Infos

Workshop [9 horas]
Envie o formulário de inscrição para ser avisado sobre próximas turmas

Descrição

A cada dia que passa, mais gente assiste a vídeos online. Estudos recentes indicam que em 2014, cerca de 94% do tráfego de dados na internet será vídeo. Os jornais e revistas já perceberam que seu futuro esta nos tablets e nesta plataforma o vídeo é tão importante quanto a fotografia. Esse cenário abre uma nova e fascinante fronteira para fotógrafos munidos de câmeras DSLR. Através do exemplo bem sucedido da TV Folha, o workshop vai abordar esse tema, falar sobre a transição do still para o movimento e de como a fusão das duas linguagens criou um novo formato de comunicação áudio visual.
No primeiro dia, o workshop aborda o conceito por trás da TV Folha, a utilização da linguagem do documentário ao invés do telejornalismo convencional, a adaptação dos fotógrafos e a formação dos editores. No segundo dia de trabalho, os alunos exibirão seus trabalhos e os submeterão a críticas de forma, linguagem e conteúdo.

Inscrição

João Wainer

Trabalhou por dois anos como assistente do fotógrafo Bob Wolfenson antes de ingressar na equipe de fotógrafos do jornal Folha de S.Paulo, em 1996. Em 2010 assume a direção da TV Folha, departamento de vídeo do jornal Folha de S.Paulo e dirige programa de mesmo nome na TV Cultura.

Possui também uma carreira indepedente, colaborando com diversas publicações como Trip, Marie Claire, Bravo!, Roling Stone e em capas de livros, CDs e DVDs para artistas como Chico Buarque, Rita Lee e Gilberto Gil. Como diretor de fotografia para cinema atuou nos documentários Xpress (2009, MTV internacional / UNICEF) e na série Chico Buarque (2006/2007, TV Bandeirantes / Multishow).

Recebeu o Prêmio Folha de Edição em 2008 e 2011. Foi vencedor do Prêmio Don Quixote de La Perifa por dois anos consecutivos (2007/2008, Cooperifa, São Paulo. Em 2003 participou da publicação Aqui Dentro: Páginas de uma Memória – Carandiru (Imprensa Oficial). No ano de 2008 entrou para a coleção Pirelli/MASP de fotografias. Em 2007 publicou seu livro Últimas Praias: Entre Ubatuba e Paraty (Terra Virgem).

Realizou as individuais Alfabetização Solidária nos Confins do País, 1999, FIESP, Brasil e Retratos de Campanha, 2002, Espaço Paul Mitchel, São Paulo, Brasil. Entre suas participações em mostras coletivas pode-se destacar: Né Dans La Rue: Grafitti, 2009, Fundação Cartier, Paris, França; Habite-se, 2009, Galeria Olido, São Paulo, Brasil; PHOTOQUAI: Biennale des Images du Monde, 2007, Museu Quay Branly, Paris, França e Marginália, 2006, Reencontre d’Arles, França.

Compartilhe isso: