ws-juan-arquitetura
São Paulo antiga – Fotografia e Arquitetura
JUAN ESTEVES

DESCRIÇÃO

A fotografia é irmã da arquitetura. Ambas caminham pelos registros da cidade, e contam a sua maneira suas histórias, seu crescimento, a vida de seus habitantes. Este workshop vai discutir os vestígios da São Paulo histórica do final do século XIX e a sua sobrevivência  até os dias atuais, em uma produção prática de prospecção da arquitetura histórica seminal da cidade.

Também será trabalhado a limitação do campo de atuação em edifícios essenciais do centro histórico, a execução de imagens de base e a projeção das mesmas em diferentes maneiras de finalização no sentido de resgatar a essência desta arquitetura centenária.

Da captura feita com celular ou câmera profissional, quem quiser conhecer melhor o centro da cidade pode participar desse workshop. Haverá uma saída fotográfica pelo centro de São Paulo no sábado para termos o prazer de reconhecer arquitetos importantes e fotografar detalhes icônicos da cidade, bem como trabalhar posteriormente as imagens captadas.

Foto: Juan Esteves

TÓPICOS

* Repertório histórico e contemporâneo da linguagem;
* Compreensão dos fundamentos da fotografia de arquitetura;
* A arquitetura paulistana pelo seu caminho histórico;
* As grandes obras arquitetônicas que resistem desde o século XIX no centro de São Paulo;
* Compreender seus detalhes e os meandros de antigos caminhos que nos levam a arquitetura contemporânea.

* Haverá uma saída fotográfica pelo centro de São Paulo no sábado.

O QUE TRAZER

* Equipamento fotográfico
* Notebook para edição das imagens

INFOS

Workshop [15 horas]
6, 7 e 8 de setembro
19h às 22h [sexta-feira]
Horário a combinar [sábado]
10h às 17h [domingo]
2x R$ 337,50

JUAN ESTEVES

Juan Esteves é fotógrafo profissional desde 1985, com trabalhos nas principais coleções brasileiras públicas e privadas como Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Musée D’ Elisée (Suíça), Museu de Arte Brasileira da FAAP, Itaú Cultural, entre outros.

Já expôs suas fotografias em cerca de 200 mostras individuais e coletivas, em países como Holanda, Alemanha, Estados Unidos, França e Japão. Tem imagens publicadas em diferentes países como Dinamarca, Inglaterra, Espanha, Itália, China, Japão, entre outros, em mais de 300 livros e revistas.

É autor dos livros 55 Portraits (2000), São Paulo en Mouvement (2005), Presença-Presence (2006), Capital, São Paulo e seu patrimônio Arquitetônico (2010) e Jardim Botânico de São Paulo ( 2012).

Foi fotojornalista e editor de fotografia da Folha de S. Paulo onde escreveu para os cadernos Ilustrada e Informática. É articulista da revista Fotografe Melhor e colaborador de textos para editoras e revistas como Cosac Naify, Revista Select e Santa Art Magazine. Foi premiado com Menção Honrosa no Premier Print Awards/Prints Industries of America (EUA) e Prêmio Melhor Portrait, Melhor da Fotografia 2008-2009, Clix, Sixpix, Digipix e Fotosite.


juan-esteves-web2

+ DESTE PROFESSOR

Workshop
Curso