As Ruas de Junho

de outubro a dezembro de 2013 de Mídia Ninja

Uma novidade no contrubado meio do fotojornalismo é a operação em rede denominada Mídia NINJA – Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação. As manifestações que se espalharam pelo Brasil em 2013, e que vêm sendo chamadas de Jornadas de Junho, foram documentadas em tempo real por um grupo de coletivos e individuos que opera fora do circuito da grande mídia. Ao deslocar o contexto das imagens, tirando as fotografias do meio da informação jornalística e de midias sociais e trazendo- as ao circuito cultural, o Madalena Centro de Estudos da Imagem abraça a intenção do grupo de apresentar outra persectiva para ver e refletir a notícia. A leveza do projeto expositivo brinca com tal delocamente, apresentando imagens carregadas de informações densas em tecidos translúcidos.

Claudi Carreras

Captura-de-Tela-2014-07-02-às-18.34

Rafael Vilela

Fotógrafo e membro fundador do Mídia NINJA – Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação. Integrande do Fora do Eixo, é um dos articuladores na criação de uma rede internancional de fotojornalismo. Em 2011, teve sua série retratos Cabeças-de-Pipa premiada em 4 categorias no concurso Prix de La Photographie Paris – Px3. Seus ensaios já foram publicados em dezenas de veículos de cultura e ativismo, como a revista canadense Adbuster e a alemã Fluter. Em 2012, documentou a crise dos Guarani-Kaiowá no centro-oeste e a truculenta operação de desocupação de Pinheirinho. Em 2013 fotografou as manifestações de Junho em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, foi enviado especial do NINJA ao Egito para cobrir a deposição do presidente Mohamed Morsi.

Felipe Altenfelder

Um dos fundadores e editor da Mídia Ninja. Além de sua atuação na gestão nacional do NINJA, Altenfelder atua desde 2007 na Rede Fora do Eixo. Nesse processo dedicou grande parte do seu trabalho à organização de turnês e festivais independentes de música por toda América Latina. É um dos responsáveis pela concepção e implementação de projetos como a Rede Brasil de Festivais Independentes – que conta com 130 festivais – o Festival Grito Rock – presente em 300 cidades – e o portal Toque no Brasil – TnB.

Captura-de-Tela-2014-07-02-às-19.11

Captura-de-Tela-2014-07-02-às-18.35

Compartilhe isso: