O B L O G

Conversas no Madalena

Arquivo 17, bate-papo com Fernanda Grigolin

arquivo 17

Idealizado pela artista visual Fernanda Grigolin, Arquivo 17 é um projeto que contempla dezessete trabalhos expostos no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas. Na nossa próxima #conversasnomadalena, que acontece segunda-feira (04/09), às 20h, sob mediação de Carmen Negrão e participação especial da curadora Paola Fabres, Grigolin irá falar sobre todo o processo de pesquisa e documentação utilizado em seu último trabalho.

 
> Sobre o Arquivo 17
Partindo de um acervo variado, o projeto faz um levantamento documental do universo vivido pelo trabalhador brasileiro no início do século XX, dando enfase ao período que acontece a Primeira Grande Greve Operária, ocorrida no ano de 1917. Para a construção da narrativa, Fernanda se debruça no imaginário dos ativistas anarquistas do passado e, com o olhar de hoje, aproxima as lutas pela vida com as reverberações sociais atuais, 100 anos depois.
 
A exposição ficará em cartaz até dia 09 de setembro. O encerramento contará com visita guiada, bate-papo e apresentação de alunos de Artes Visuais da Unicamp. Para mais detalhes do projeto, acesse www.arquivo17.com
 + info
 
04.09 | segunda-feira
20h00 às 21h30
Rua Faisão, 75 | Vila Madalena
Todas as palestras são gratuitas e abertas ao público. A sua presença é muito bem-vinda, mas sujeita a disponibilidade de assentos. Para confirmar sua participação envie um e-mail para contato@madalenacei.com.br
 

Estacionamento conveniado na Rua Aspicuelta, 238, com acesso direto à escola.

 

Sobre:

Fernanda Grigolin Nascida em Curitiba, em 1980, mas criada desde a infância em São Paulo no bairro do Ipiranga. Fernanda é artista visual, editora e pesquisadora doutoranda em Artes Visuais na Unicamp. Por dez anos, foi ativista de movimentos sociais no Brasil e na América Latina. É mestra em artes visuais na UNICAMP.  Já participou de festivais e exposições no Brasil e no exterior. Recebeu os seguintes prêmios: Funarte Marc Ferrez de Fotografia (2012), Proac Livro de Artista (2014), Proac Publicações (2015) e Proac Artes Visuais (2016).  Realiza os projetos Tenda de Livros (www.tendadelivros.org) e Jornal de Borda (www.tendadelivros.org/jornaldeborda). Atualmente vive e trabalha em Campinas (SP).

Paola Fabres
 Mestre em Artes Visuais na área de História, Teoria e Crítica de Arte (UFRGS – 2015), desenvolve, desde 2012, pesquisa sobre o campo das publicações de artistas entre o século XX e XXI. Atualmente trabalha como pesquisadora e curadora independente, é colaboradora da equipe de trabalho Curatoria Forense e ministra oficinas na área de crítica e história da arte. É também fundadora e editora da revista Arte ConTexto (2013-), junto com Talitha Motter.
Compartilhe isso: