O B L O G

Encontro com Jorge Bodanzky

bodansky 2
 
Um olhar sobre a Amazônia
A próxima edição do Conversas no Madalena será com o fotógrafo, cineasta e roteirista Jorge Bondanzky. Figura de proa do cinema nacional, Jorge Bodanzky aproximou-se da Amazônia pela primeira vez em 1968. Trabalhava como repórter fotográfico da revista Realidade, publicação mensal, lançada dois anos antes, que unia craques do jornalismo em torno de pautas ousadas até para os padrões atuais.
A reportagem sobre a circulação de dinheiro falso ao longo da rodovia Belém-Brasília não chegou a ser publicada, mas a viagem rendeu belas fotos e o esboço de um filme. Nascia Iracema, uma transa amazônica (1974), seu longa-metragem mais conhecido e uma espécie de declaração de princípios daquilo que Bodanzky desenvolveria dali em diante. Navegando com originalidade entre o documentário e a ficção, e contando com a participação de atores profissionais e pessoas comuns, o cineasta acompanha a rotina de um caminhoneiro e de uma prostituta ao mesmo tempo em que constrói uma crítica contundente ao modelo de desenvolvimento promovido no país.

Neste bate-papo Bondanzky irá falar um pouco sobre seus quase quarenta anos carreira como cineasta, durante os quais apontou suas câmeras para a Amazônia inúmeras vezes, dando forma a uma produção que tem como tônica o drama humano, o interesse pelos conflitos econômicos e sociais, a naturalidade formal, aproximando o espectador do objeto enfocado, e revelando um talento ímpar para extrair, do microcosmo cotidiano, uma reflexão política profunda.

+ infos
30.01 | segunda-feira
20h00 às 21h30
Rua Faisão, 75 | Vila Madalena
Todas as palestras são gratuitas e abertas ao público. A sua presença é muito bem-vinda, mas sujeita a disponibilidade de assentos. Para confirmar sua participação envie um e-mail para contato@madalenacei.com.br.
 
Estacionamento conveniado na Rua Aspicuelta, 238, com acesso direto à escola.

Compartilhe isso: