Christian Rodrígues

Fotógrafo

christian-rodrigues

(Uruguai, 1980) Christian Rodríguez começou sua formação visual na Oficina Dellioti de Artes Plásticas, estudando diversas técnicas de desenho e pintura entre 1993 e 1999. Seus primeiros cursos de fotografia foram realizados na Dimensão Visual e Foto Club. Entre os anos 2004 e 2005 trabalhou como cinegrafista na VTV do Uruguai. De 2006 a 2008 se juntou à equipe do jornal El Observador, também no Uruguai. Durante esse mesmo período produziu campanhas de moda e publicidade. Colaborou com as agências de notícias France Presse, AP, EFE e Reuters.

Em 2006 realizou a cobertura do conflito Israel-Hezbollah no sul do Líbano, dando início a sua pesquisa pessoal sobre o cotidiano. Em 2007 estudou desenho de moda na escola Pablo Giménez e no final do mesmo ano se junta ao Stock Win-Initiative (EEUU). Em 2008 ganhou a bolsa de estudos Roberto Villagraz e se mudou para Madrid para completar o mestrado documental da escola de fotografia EFTI, ganhando o Prêmio Futuro de sua geração (2009). Em 2011 foi nomeado para o Joop Swart Masterclass de World Press Photo.

Seu trabalho se concentra na vida das mulheres, procurando histórias muito próximas e cotidianas. Seu interesse é mostrar uma visão moderna e cotidiana da mulher e seu entorno. Seu trabalho foi publicado por diferentes mídias a nível internacional como New York Times, TIME magazine, El Mundo, Yo Dona, Esquiro Rusia, La Nación, El País, Pagina 12, ABC, El Observador, Lento, Seis Grados, entre muitos outros, e foi exposto no Uruguai, Brasil, México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicaragua, Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Cambodja.

Em 2013 ganha o prêmio Nuevo Talento FNAC de Fotografia. Organiza e dirige o Festival Internacional de Fotografia San José Foto em San José, Uruguai. É professor do Master Internacional de Fotografia Contemporânea e Projetos Pessoais da EFTI (Espanha).

Compartilhe isso: