Mônica Zarattini

Pesquisadora

monica perfil

Foi editora de fotografia do jornal O Estado de S. Paulo por 9 anos (2006/2015) onde trabalhou como repórter fotográfica por mais de 26 anos.

Participou de importantes reportagens nacionais e internacionais, entre elas, as Paraolimpíadas/Atlanta em 1994 e a Copa do Mundo/Paris em 1998.

Recebeu o III Prêmio Embratel de Fotografia e o XXIII Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2001, entre outros prêmios.

É autora da série de retratos da exposição VIVA LA DIFERENCIA! do Museu da Ciencia de Barcelona (2007/ 2009). Há fotos suas publicadas em diversos livros e catálogos, entre eles, “As Donas da Bola”, publicado em julho de 2014 após a exposição no Centro Cultural São Paulo.

Integra o acervo de fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e o acervo de fotografia do Museu do Futebol de São Paulo.

Hoje é doutoranda no programa de Estética e História da Arte na USP onde desenvolve pesquisa acerca da fotografia contemporânea brasileira. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, aprovada em 2013 com  pesquisa sobre a legenda fotográfica. É formada em História com licenciatura plena pela FFLCH/USP desde 1986.

Compartilhe isso: